Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Presidente da Portugal Telecom inaugura centro de software na Bahia

A PT Inovação, unidade de negócios da Portugal Telecom, inaugura amanhã um centro de pesquisa e desenvolvimento de software em Salvador, na Bahia. A cerimônia de inauguração acontecerá no período da tarde e contará com a participação do presidente do grupo de telefonia português, Zeinal Bava.

Agência Estado |

Na ocasião, Bava selará uma parceria com o governo da Bahia para instalar a filial da PT Inovação na "Tecnovia", pólo de desenvolvimento onde deverão se concentrar, nos próximos anos, institutos de pesquisas e empresas intensivas em conhecimento nas áreas de biotecnologias, energia e tecnologia de comunicação e informação.

Na primeira fase de operações de seu centro de desenvolvimento de software, a PT Inovação Brasil pretende contratar 50 colaboradores altamente qualificados (graduados, mestres e doutorados). A meta para os próximos três anos é ter um quadro de 150 engenheiros. O principal objetivo desse pólo tecnológico será criar sistemas e plataformas tecnológicas nas áreas de cobrança (billing) e negócios em tempo real, que permitem o acompanhamento permanente de todas as chamadas feitas e recebidas pelos clientes de uma operadora. Com a crescente participação dos serviços de transmissão de dados, a aposta da PT é de que esse tipo de controle se tornará crucial para as operadoras. A idéia é desenvolver soluções que sejam oferecidas aos clientes do grupo no Brasil e no mercado internacional.

Segundo a PT Inovação, um de seus projetos prioritários na unidade de Salvador será a evolução da plataforma de suporte aos serviços de voz, dados e multimídia com controle em tempo real (pré-pagos e controle de consumo) das comunicações móveis e fixas utilizada, entre outras operadoras, pela TMN e Vivo, da qual a Portugal Telecom participa com 50%, junto com a Telefónica.

O próximo passo, segundo o presidente da PT Inovação, Alcino Lavrador, será desenvolver um sistema convergente de tarifação de voz e dados em tempo real para celulares pós ou pré-pagos. A intenção de ampliar seus negócios no Brasil havia sido expressa há um ano pela empresa de pesquisas da Portugal Telecom. Naquela ocasião, a empresa ainda estava em busca do local para a instalação do centro de desenvolvimento de software. A PT Inovação está presente no Brasil desde 2001, com unidade em São Paulo.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG