Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Presidente da Geórgia acusa Rússia de entrar em território do país

SÃO PAULO - O presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, acusou que tropas russas entraram em Ossétia do Sul, região separatista da Geórgia. Vale recordar que a Geórgia tem combatido separatistas com laços com os russos a fim de reconquistar o controle da província.

Valor Online |

Saakashvili informou que 150 veículos blindados russos entraram em Ossétia do Sul e as forças da Geórgia derrubaram dois aviões russos.

A Ossétia do Sul declarou independência da Geórgia nos anos de 1990, mas não houve reconhecimento internacional. Muitos cidadãos da Ossétia se sentem próximos da Rússia, tendo passaporte russo e usando a moeda russa.

Nos últimos meses, a tensão aumentou na região, tendo como pano de fundo a rivalidade entre Rússia e Geórgia pelo controle de Ossétia do Sul. De tempos em tempos, há confrontos entre as forças da Geórgia e separatistas da Ossétia do Sul, que Moscou considera sob sua proteção.

Ontem à noite, soldados da Geórgia lançaram ataques à Ossétia do Sul. O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, afirmou que, pela Constituição e leis russas, tem obrigação de proteger a vida e a dignidade dos cidadãos russos independentemente de onde vivem.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG