Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Presidente da França anuncia fundo estratégico de 20 bilhões de euros

SÃO PAULO - O governo francês vai instituir um fundo de 20 bilhões de euros para dar apoio às empresas do país. A informação foi dada pelo presidente Nicolas Sarkozy em discurso a trabalhadores na cidade de Saint-Julien de Chedon.

Valor Online |

Ele afirmou que o fundo, " de interesse nacional " , será administrado pela Caisse des Depots, instituição financeira estatal.

A intenção do fundo - que acabou sendo menor do que o especulado pelo mercado - é investir em companhias ou setores considerados estratégicos, evitando que eles sejam alvo de compra por parte de estrangeiros - " predadores " , no dizer de Sarkozy. " Não vou deixar que fundos estrangeiros consigam barganhas graças aos níveis atuais do mercado de ações " , resumiu o presidente francês.

O governo levantaria 6 bilhões de euros para investimentos imediatos e contribuiria com mais 7 bilhões de euros em ativos. A Caisse des Depots providenciaria os 7 bilhões de euros restantes.

O discurso foi feito em uma unidade da Dahers, fabricante de peças para aeronaves que deve ser a primeira beneficiada pelo fundo, com um investimento de 85 milhões de euros.

Já no fim de outubro Sarkozy havia proposto a criação de fundos soberanos para evitar que grandes empresas européias fossem adquiridas por preço de pechincha. As sugestões foram dadas depois que o governo da França anunciou a injeção de 10,5 bilhões de euros nos seis maiores bancos do país.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG