Tamanho do texto

Pequim - O presidente da China, Hu Jintao, assistirá à cúpula econômica do Grupo dos 20 (G20, que reúne os países mais industrializados do mundo e os principais emergentes), que será realizada em Washington no dia 15 de novembro, disse hoje um porta-voz oficial do Ministério de Assuntos Exteriores chinês.

Hu participará dessa cúpula econômica financeira mundial "a convite do presidente americano, George W. Bush", assinalou o porta-voz Qin Gang.

O porta-voz não quis comentar as eleições de hoje nos EUA, pois se trata "de um assunto doméstico", mas se mostrou convencido de que "independentemente do vencedor, as relações entre EUA e China continuarão melhorando, porque é um desejo dos dois povos".

A cúpula de Washington será a primeira de uma série de reuniões nas quais os líderes mundiais analisarão como enfrentar a atual crise, que ameaça criar uma forte desaceleração mundial, e especialmente como evitar outras no futuro.

Depois da viagem a Washington, Hu viajará para a cúpula do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec) em Lima.