Bruxelas, 2 out (EFE).- O presidente da Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia), José Manuel Durão Barroso, se reunirá hoje com representantes do setor financeiro para analisar a situação nos mercados, antes da reunião européia no sábado, em Paris.

Na reunião de sábado, os países europeus do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais desenvolvidos e a Rússia) discutirão a melhor resposta para a crise.

Segundo o porta-voz da CE, Johannes Laitenberger, trata-se de um "encontro informal" com membros da mesa-redonda européia dos serviços financeiros, no qual Durão Barroso pretende obter informação sobre o que está acontecendo nos mercados financeiros.

A citada mesa reúne os presidentes ou executivos-chefes de algumas das entidades de bancos e seguros mais importantes da Europa.

Laitenberger também confirmou hoje que Durão Barroso irá no sábado à cúpula convocada pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, em Paris, para discutir com os outros países europeus do G8 - Alemanha, Itália e Reino Unido - e com os presidentes da CE, do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, e do Eurogrupo, o primeiro-ministro luxemburguês Jean-Claude Juncker. EFE epn/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.