Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Presidente da Câmara Baixa diz que casa tratará plano de resgate amanhã

Washington, 28 set (EFE).- A presidente da Câmara de Representantes americana, Nancy Pelosi, disse hoje que pretende que essa casa aborde na segunda-feira o plano de resgate do setor financeiro.

EFE |

"Espero que possamos tratá-lo amanhã", disse Pelosi, em entrevista coletiva, cercada por outros legisladores de alta categoria de seu partido.

O líder da maioria democrata do Senado, Harry Reid, afirmou que o Senado tomará o projeto de lei "tão logo quanto chegar da Câmara Baixa".

"Podemos fazê-lo avançar na quarta-feira", esclareceu Reid. Na terça-feira, não haverá sessões no Congresso, devido ao Ano Novo Judaico.

Na entrevista coletiva, Pelosi destacou como uma grande vitória a introdução no plano de um limite ao salário dos executivos que se beneficiarem do programa e dos pacotes de compensação que recebem quando são despedidos.

"Nossa mensagem a Wall Street é esta: a festa acabou", disse.

O programa usará US$ 700 bilhões de dinheiro público para a compra de dívida de má qualidade dos bancos.

Por insistência dos democratas, o Departamento do Tesouro americano terá que enviar uma proposta ao Congresso após cinco anos, para recuperar das empresas beneficiadas o dinheiro que o contribuinte tiver perdido com as operações.

"Essa foi uma mudança grande, à qual a Administração resistiu fortemente", disse Pelosi.

Os líderes democratas enfatizaram que aprovar o projeto de lei não os agrada, mas que rejeitá-lo pioraria a situação.

"Se não agirmos, a economia se paralisará", disse Reid. EFE cma/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG