Tamanho do texto

Por Kristina Cooke NOVA YORK (Reuters) - As bolsas de valores norte-americanas recuaram nesta terça-feira, com a queda de ações de bancos diante de novas preocupações sobre a economia e mais perdas ligadas à crise hipotecária.

O índice Dow Jones teve baixa de 1,19 por cento, a 11.642 pontos. O Standard & Poor's 500 caiu 1,21 por cento, a 1.289 pontos. O Nasdaq recuou 0,38 por cento, a 2.430 pontos.

Notícias de que o JP Morgan Chase registrou perdas de 1,5 bilhão de dólares neste trimestre com ativos ligados a hipotecas derrubou as ações do banco. A instituição tinha escapado do pior da crise de crédito e suas perdas ressaltam as preocupações de que as turbulência do mercado financeiro pioraram.

O Goldman Sachs também pesou sobre o setor financeiro após analistas --incluindo Meredith Whitney, do Oppenheimer & Co, e Michael Mayo, do Deutsche Bank-- cortarem as estimativas de resultados do banco de investimento.

O índice KBW de ações bancárias caiu 6,4 por cento.

O presidente da unidade regional do Federal Reserve de Dallas, Richard Fischer, acrescentou pessimismo ao ambiente ao afirmar que a economia norte-americana está em um período prolongado de desaceleração.

'Hoje é simplesmente um dia ruim para as financeiras --o JP Morgan caindo dessa forma está criando um sentimento de baixa aqui', afirmou Paul Nolte, diretor de investimento da Hinsdale Associates.