Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Premiê britânico espera a volta da confiança nos bancos

O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, disse neste domingo que espera ver uma confiança renovada no sistema bancário nos próximos dias. Eu acredito que nos próximos dias a confiança no sistema bancário será restaurada, afirmou a jornalistas depois de participar de um encontro de líderes de 15 países integrantes da zona do euro.

Agência Estado |

"As decisões que tomaremos ao longo dos próximos dias vão nos afetar durante anos à frente."

Brown apresentou rapidamente aos participantes da reunião os planos de seu governo anunciados na última quarta-feira para ajudar os bancos em dificuldade. O plano dá ao governo direito de comprar fatias em bancos e garantir o empréstimo interbancário, numa aposta para superar a crise de crédito que lançou os mercados de ações numa queda livre. "Estou confiante em que, depois de falar com meus colegas europeus, eles irão concordar com os três elementos do plano que apresentamos", disse Brown. "Mais liquidez, financiamento para empréstimos de médio prazo que são necessários para as empresas e hipotecas a serem concedidas e também a recapitalização dos bancos."

Duas notícias publicadas na imprensa afirmam que o governo britânico vai anunciar amanhã planos para assumir fatias controladoras no Royal Bank of Scotland e no HBOS. França e Alemanha também estão prontas para anunciar medidas de combate à crise financeira. "Eu acredito que haja um consenso hoje sobre o que precisa ser feito, de que essa ação precisa ser abrangente e que todos os países precisam agir em conjunto se quisermos ir a fundo e resolver um problema financeiro que é global", disse Brown. Londres separou 250 bilhões de libras para subscrever empréstimos, 200 bilhões de libras para conceder empréstimos de curto prazo e outros 50 bilhões de libras para comprar fatias em grandes bancos. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG