Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Preços das casas nos EUA registram queda recorde em setembro

Os preços das casas nos Estados Unidos registraram uma nova queda recorde em setembro, caindo 17,4% em um ano, segundo o índice S&P/Case Shiller, que mede os preços nas 20 maiores cidades americanas e que foi publicado nesta terça-feira.

AFP |

O índice dos preços nas 10 maiores metrópoles do país também registrou uma queda inédita, de 18,6% em um ano.

De um mês para o outro, os preços recuaram 1,8% nas 20 maiores cidades e 1,9% nas 10 maiores metrópoles.

Além disso, o índice nacional do preço das casas, calculado a cada três meses, caiu 16,6% em relação ao terceiro trimestre de 2007.

"A agitação dos mercados financeiros aumentou a pressão sobre um mercado imobiliário já enfraquecido", comentou David Blitzer, presidente do comitê que publica o índice na S&P.

"Treze das 20 zonas metropolitanas registraram novas quedas recordes", destacou.

Entre as cidades mais atingidas por esta queda estão duas no sul do país: Phoenix (-31,9%) e Las Vegas (-31,3%). A terceira colocada deste ranking é a cidade de San Francisco, na Califórnia (-29,5%).

Vêm em seguida Miami (-28,4%) e as duas outras grandes cidades californianas, Los Angeles (-27,6%) e San Diego (-26,3%).

Ao contrário, as cidades menos afetadas por esta queda dos preços são Dallas (-2,7%) e Charlotte (-3,5%).

Como a situação econômica se agravou ainda mais, "os números do índice Case Shiller devem piorar", alertou Patrick Newport, economista da Global Insight.

A Associação Nacional dos Agentes Imobiliários (NAR) informou segunda-feira que o preço médio das casas usadas à venda caiu 11,3% em outubro (ritmo anual), para 183.000 dólares.

maj/yw/sd

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG