Tamanho do texto

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) na zona do euro, que reúne os 16 países que utilizam o euro como moeda, subiu 0,3% em fevereiro ante janeiro, informou hoje a agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat. Na comparação com fevereiro do ano passado, houve alta de 0,9%.

O núcleo do CPI, que exclui preços voláteis de energia, alimentos, álcool e tabaco, subiu 0,4% em fevereiro ante janeiro e avançou 0,8% na comparação com fevereiro de 2009. Excluindo o tabaco, o CPI subiu 0,3% e 0,7%, respectivamente.

Na Alemanha, maior economia da zona do euro, o CPI subiu 0,4% em termos mensais e 0,5% em termos anuais. Outras economias que registraram desaceleração de preços em fevereiro, na comparação com janeiro, foram a Espanha e a Itália.

Na França, segunda maior economia na zona do euro, o CPI subiu 0,6% em fevereiro ante janeiro e 1,3% em relação a fevereiro do ano passado. Na União Europeia, o CPI subiu 0,3% em fevereiro ante janeiro e avançou 1,4% em relação a fevereiro de 2009. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.