Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Preço e frota flex impulsionam vendas de álcool no semestre, diz ANP

RIO - O preço baixo e o aumento da frota de carros flex levaram o consumo de álcool a fechar o primeiro semestre praticamente empatado com o consumo de gasolina no Brasil. De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as vendas de gasolina A - pura, sem mistura de álcool anidro - atingiram 9,038 bilhões de litros no primeiro semestre, enquanto as vendas de álcool anidro somadas às de álcool hidratado atingiram 9,037 bilhões de litros no mesmo período.

Valor Online |

O crescimento das vendas de álcool foi de 35,24% no semestre, em relação aos 6,682 bilhões de litros comercializados entre janeiro e junho do ano passado. No caso da gasolina A, a comercialização caiu 1,59%, depois de atingir 9,185 milhões de litros no primeiro semestre do ano passado.

Isso está associado essencialmente a preços. Até o final do ano acho que esse número (do álcool) vai se desenvolver mais ainda, porque as variáveis presentes para explicar esse fenômeno vêm crescendo aceleradamente, afirmou o superintendente de Abastecimento da ANP, Edson Silva.

Entre janeiro e junho, os preços da gasolina C ao consumidor - produto que leva 25% de álcool anidro na mistura - caíram 5,7% em relação à média do primeiro semestre do ano passado. Na mesma comparação, o valor médio do álcool hidratado recuou 12,1%.

Silva explicou que o comportamento dos preços do álcool atua ainda como âncora para segurar a gasolina. Segundo ele, além da adição de anidro, que contribuiu para a queda do preço da gasolina C, a própria concorrência com o álcool - proporcionada pelos veículos flex - limita a possibilidade de repasses por parte dos varejistas.

Poderia acontecer de o álcool anidro diminuir e o preço da gasolina não cair para o consumidor. Hoje, o revendedor não tem essa alternativa. Dada a competição com o álcool hidratado, ele é obrigado a segurar o preço e segurar as suas margens, frisou Silva.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG