O preço do petróleo registrou nesta quarta-feira uma importante alta em Nova York, de mais de dois dólares, impulsionado pela queda das reservas americanas e a debilidade do dólar.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em dezembro, novo contrato de referência, terminou em seu nível mais alto em um ano, a 81,37 dólares, em alta de 2,25 dólares em relação ao fechamento da véspera.

Na terça-feira, em Nova York, os preços do petróleo caíram após a realização de lucros por parte dos investidores; o barril atingiu os 80 dólares, algo inédito em mais de um ano.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate ("light sweet crude") para entrega em novembro fechou a 79,09 dólares, cedendo 52 centavos em relação ao fechamento de segunda-feira.

Os preços foram sustentados nos últimos pregões pela queda da moeda americana, o que leva os investidores a aplicar em matérias-primas para se protegerem da perda de valor de seu capital.

gmo/sl/sd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.