Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Preço de habitação no Reino Unido cai 10,9% no último ano

Londres, 4 set (EFE).- O preço da habitação diminuiu em agosto 10,9% no Reino Unido em taxa anualizada, a maior queda desde 1983, anunciou hoje a Halifax, principal entidade hipotecária do país e cujos dados coincidem com os publicados por outras entidades do setor.

EFE |

O preço médio da habitação ficou em agosto em 174,17 mil libras (213,87 mil euros, no câmbio atual), o mesmo nível de fevereiro de 2006, após sofrer a quinta queda anualizada consecutiva, e a maior desde que a entidade hipotecária calcula este índice, depois de cinco anos de contínuos aumentos.

Os preços caíram 1,8% desde julho, o que mostra algum arrefecimento na queda do preço da moradia.

Os preços tinham caído 1,7% em julho, 1,9 % em junho e 2,5% em maio e março.

O economista-chefe da Halifax, Martin Ellis, disse em comunicado que a pressão sobre as receitas dos cidadãos e a redução do acesso aos créditos hipotecários como conseqüência da crise creditícia mundial estão dando como resultado uma queda dos preços e do nível de atividade no setor imobiliário.

Além disso, Ellis, que afirmou que os planos para dinamizar o setor e facilitar o acesso às hipotecas anunciados nesta quarta-feira pelo Governo beneficiarão um grande número de cidadãos, ressaltou que as condições do mercado continuam sendo difíceis.

Apesar disto, o economista afirmou que a solidez do mercado de trabalho, o nível das taxas de juros e a escassez de novos imóveis estão sustentando o setor.

Estes números são publicados depois que a Nationwide, outra das maiores entidades hipotecárias do país, anunciou na semana passada que o preço da habitação registrou, segundo suas informações, uma queda anualizada de 10,5% em agosto, caindo 1,9% em relação a julho.

Já a Hometrack anunciou esta semana que o preço da habitação caiu 5,3% em agosto em comparação ao mesmo mês de 2007, com redução de 0,9%. EFE pdj/fh/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG