Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Preço de casas na China cai pela primeira vez desde 2005

Pequim, 10 jan (EFE).- Os preços dos imóveis residenciais na China caíram em dezembro 0,4% em relação ao mesmo mês de 2007, em sua primeira queda desde 2005, informou a Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento, principal órgão econômico do país.

EFE |

Segundo o órgão, em dezembro de 2008, os imóveis de 50 das 70 maiores cidades chinesas registraram desvalorizações em relação ao mês anterior, ao passo que, em um terço destas aglomerações urbanas, a queda nos preços também foi em relação a dezembro de 2007, com Shenzhen (sul) sendo a mais afetada, já que o valor das residências na localidade caiu 18,1% em um ano, informa hoje a agência "Xinhua".

As estatísticas mostram que os preços de imóveis novos na China caíram 0,8% entre dezembro de 2007 e o mesmo mês de 2008. Já as casas usadas sofreram uma desvalorização de 0,1% frente ao último mês do ano retrasado.

No início de 2008, o ritmo de crescimento dos preços dos imóveis chineses começou a cair - em novembro passado, o custo de uma casa cresceu apenas 0,2%, a menor taxa desde 2005 -, até que, em dezembro, a tendência se inverteu e o valor de mercado das habitações caiu pela primeira vez.

De acordo com as autoridades chinesas, a queda nos preços dos imóveis residenciais se deve à desaceleração do setor imobiliário, provocada, por sua vez, pelo impacto da crise financeira global sobre os investimentos na área.

Além disso, muitos compradores em potencial têm aguardado novas medidas do Governo chinês para fazer os preços caírem ainda mais.

EFE trr/sc

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG