Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Preço da passagem aérea deve aumentar em 2011, diz Anac

O preço médio das passagens aéreas no Brasil devem aumentar a partir de 2011, puxados pela falta de investimento em infraestrutura aeroportuária no país. A afirmação foi feita nesta segunda-feira pela presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, durante o Fórum Panrotas, em São Paulo. Para 2010, a expectativa da Anac é de estabilidade nos preços do serviço.

Redação Economia |

 

Se confirmada a expectativa da Anac, o mercado de aviação comercial reverterá a trajetória de redução de preços dos últimos anos. Em 2009, o preço pago por quilômetro voado foi o menor em oito anos, de R$ 0,48, quase 30% abaixo do registrado no ano anterior, de acordo com estatísticas da Anac.

Esse movimento de queda nos preços se deve à entrada de novas companhais aéreas no mercado de aviação e à liberalização progressiva das tarifas aéreas promovida pela Anac, afirma Solange. Segundo ela, o preço da passagem por rota cai em média 40% quando uma nova companhia aérea começa a operá-la. "A barreira à entrada de novas companhias aéreas existente pelo esgotamento da infraestrutura deve reverter essa trajetória de redução de preços", diz Solange.

O mercado brasileiro de aviação cresceu 17%  em 2009 e a projeção da Anac é que a expansão  seja entre 10% e 17% neste ano.

Leia mais sobre: aeroportos

Leia também:

Leia tudo sobre: anacaviação civilaviação comercialpassagenspreços

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG