Tamanho do texto

Produzidos na China, montados no Uruguai e vendidos no Brasil desde o mês passado, os três utilitários da linha Effa ULC têm preço camarada: a Picape é tabelada em R$ 19.980, o mais baixo entre os veículos de quatro rodas no País.

O Furgão custa R$ 25.980 e a Van para sete pessoas, R$ 27.980.

O grande porém é o motor 1.0 a gasolina de apenas 47 cv. O resultado não poderia ser diferente: os pequenos Effa são lentos. Durante a avaliação, a Van mostrou acelerações fracas levando apenas o motorista e um passageiro. Mesmo em primeira e segunda marchas o propulsor demora a subir de giros. Isso ocorre por causa da relação peso/potência ruim.

Como a Van pesa 980 quilos, cada cavalo de seu motor tem de movimentar 20,5 kg (como comparação, no novo VW Gol 1.0 são 12,3 kg por cavalo). De acordo com a Effa, a velocidade máxima é de apenas 100 km/h.

Dirigibilidade e acabamento

A minivan tem posição de dirigir alta, típica de utilitários. Manobrá-la é fácil, apesar de não haver assistência hidráulica. O acerto das suspensões está mais para conforto que estabilidade. A alavanca do câmbio é pequena e o engate da ré, duro. Apesar de o pára-brisa ser amplo, o motorista precisa baixar a cabeça para ver alguns semáforos mais altos. O motor fica sob os bancos dianteiros e seu barulho invade a cabine.

Espaço interno é a grande vantagem da Van Effa e o acesso aos bancos de trás está garantido por uma porta corrediça de cada lado. A terceira fileira de assentos pode ser rebatida.

A versão Picape tem desempenho pouco melhor que o da Van por ser mais leve (820 kg). Também é fácil de manobrar. De acordo com o importador, ela será produzida em Manaus em 2009, ao lado de uma cabine-dupla de médio porte.

O acabamento dos Effa tem falhas grosseiras. Um friso se soltou da forração do teto de uma das vans e o mecanismo do vidro do motorista da Picape deixou de funcionar.

Já a qualidade dos bancos convenceu. Eles têm espuma firme, tecido resistente e costura uniforme. Os da frente e os centrais são reclináveis.

Maiores que a Towner

Apesar da semelhança com os sul-coreanos Asia Towner, importados nos anos 90, os veículos da Effa são maiores. A minivan e o furgão chineses medem 3,72 metros, ante os 3,36 m dos modelos Ásia.