Tamanho do texto

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 3,2% no Reino Unido em junho em comparação ao mesmo mês do ano passado, desacelerando da alta anual de 3,4% registrada em maio

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 3,2% no Reino Unido em junho em comparação ao mesmo mês do ano passado, desacelerando da alta anual de 3,4% registrada em maio. Mas o índice superou levemente a expectativa dos economistas, de alta de 3,1% do CPI. O Banco da Inglaterra tem como meta uma alta de 2% do índice. O CPI subiu 0,1% em junho em comparação a maio, abaixo da alta de 0,2% registrada em maio em relação a abril, mas acima da expectativa dos economistas de que ficaria estável.

O núcleo do CPI, que exclui variações de preços nos segmentos de energia, alimentos, bebidas alcoólicas e tabaco, subiu 3,1% em junho, em base anual, acelerando de alta de 2,9% em maio e acima da previsão dos economistas de elevação de 2,8%. O núcleo do CPI atingiu em junho seu nível mais elevado desde que os números começaram a ser oficialmente recolhidos, em 1997. O núcleo do CPI subiu 0,3% em junho ante maio, mesma variação de maio frente a abril. Os dados de junho elevaram a média anual da taxa de inflação do segundo trimestre para 3,5%, acima da projeção central de 3,3% no Relatório de Inflação de maio do Banco da Inglaterra. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.