Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

PR colheu 14% do milho e 12% da soja na safra, divulga Deral

São Paulo, 17 - As chuvas dos últimos dias obrigaram os produtores paranaenses a interromper a colheita dos grãos, mas a previsão é de que os trabalhos voltem a acontecer a partir de amanhã, quando o tempo melhora no Estado. A colheita do milho atingia ontem 14% da área plantada e a da soja, 12%, segundo levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) divulgado nesta tarde.

Agência Estado |

O plantio do milho safrinha está acelerado: 30% da área já foi semeada.

De acordo com o assessor técnico e econômico da Ocepar Flávio Turra, o plantio do cereal está acontecendo à medida que a soja é colhida. A ideia dos produtores é implantar a lavoura mais cedo, a fim de reduzir os riscos climáticos no outono/inverno.

As condições das lavouras de verão do Paraná melhoraram nas últimas semanas. Segundo o Deral, 46% da soja e 45% do milho têm boas condições de desenvolvimento. As condições são médias para 31% da soja e 30% do milho e ruins para 23% da oleaginosa e 25% do cereal. O feijão primeira safra tem 94% da área colhida e a segunda safra já foi cultivada em 85% da área.

Ao contrário do trigo, com lenta comercialização, a venda do feijão está aquecida. De acordo com o levantamento, 76% da produção na primeira safra já foi comercializada pelo produtor. Da safra de trigo, 67% da produção foi vendida até agora. A colheita do cereal foi encerrada em outubro.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG