Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Posição do motor influi no tamanho do veículo

Uma mudança importante no novo VW Gol, que começou a ser vendido nesta semana foi o reposicionamento de seus motores. Agora eles são transversais em vez de longitudinais.

Agência Estado |

Estão paralelos ao eixo dianteiro, não mais perpendiculares. Com isso, foi possível encurtar o comprimento do carro em 2 centímetros sem diminuir seu espaço interno.

Em 1931, a alemã DKW já utilizava motor dianteiro transversal no modelo Front. E em 1959 era lançado o inglês Mini, produzido pelas marcas Austin e Morris, com o mesmo tipo de construção. No Brasil, o Fiat 147 foi o primeiro a contar com o propulsor.

Liberdade de desenho

Além de possibilitar carrocerias mais curtas, o motor transversal tem outras vantagens. "Ele facilita o desenho da dianteira. Isso traz benefício para a aerodinâmica e dá mais liberdade de criação", afirma Ricardo Bock, professor de engenharia mecânica da Fundação de Ensino Inaciana (FEI).

O técnico automobilístico e jornalista Bob Sharp ressalta outra vantagem do motor transversal, a redução de perda de energia por atrito. "A força do motor tem de chegar às rodas. No longitudinal, é preciso mudar a direção de sua rotação em 90 graus com engrenagens cônicas. Isso causa perda de energia em torno de 5%. O motor transversal pode utilizar engrenagens cilíndricas, mais eficientes."

Atualmente, a maioria dos carros utiliza motor transversal e tração dianteira. "Isso reduz os custos de produção e dá mais rapidez na linha de montagem", diz Bock.

"Mas a melhor forma de distribuir o peso do carro é utilizar motor dianteiro e tração traseira", afirma o professor. Essa é a construção preferida das alemãs BMW e Mercedes-Benz.

Por muito tempo, a Volkswagen utilizou motores refrigerados a ar e tração traseira. Mas essa configuração deu lugar aos propulsores dianteiros arrefecidos a água, mais eficientes, econômicos e menos poluentes.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG