Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Posco aceita reajuste da Rio Tinto para minério de ferro

A siderúrgica sul-coreana Posco confirmou, nesta terça-feira, que fechou um acordo com a mineradora australiana Rio Tinto Ltd. para pagar de 79,88% a 96,5% a mais pelo suprimento do minério de ferro no ano fiscal de 2008, iniciado em abril.

Agência Estado |

A Posco aceitou uma elevação de 79,88% nos preços do minério de ferro fino e de 96,5% nos da pelota de minério de ferro, disse Ko Min-jin, um porta-voz da companhia.

A Rio Tinto disse que acertou o aumento com todos os seus compradores asiáticos de minério de ferro com contrato para entrega em 2008. A negociação com a Posco está em linha com o acordo da mineradora australiana fechado com as fábricas chinesas.

A Posco, a quarta maior fabricante de aços do mundo em produção, não disse se e quanto ela tentaria absorver da carga de aumento dos preços do ferro elevando os preços do aço.

Os analistas disseram, no entanto, que a mineradora sul-coreana tem capacidade de absorver o impacto da alta dos preços das matérias-primas pelo aumento dos preços dos produtos, que entrará em vigor a partir de hoje.

"A Posco já repassou a alta dos preços do minério de ferro e do carvão nos preços dos produtos, então isso não afetará muito os seus principais resultados", disse Yang Ki-in, da Daewoo Securities.

A Posco afirmou que tem ainda que fechar um acordo com a mineradora australiana BHP Billiton Ltd.

Em fevereiro, a mineradora sul-coreana concordou com um aumento de 65% nos preços do minério de ferro fornecido pela Companhia Vale do Rio Doce para o ano fiscal de 2008. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG