Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Portugal estatiza instituição financeira BPN

O governo de Portugal vai estatizar o Banco Português de Negócios (BPN), informou neste domingo o ministro das Finanças Fernando Teixeira dos Santos. A estatização do banco, que não é listado na bolsa, é considerada o primeiro indício de que a crise financeira global começa a atingir instituições financeiras de pequeno porte no sul da Europa.

Agência Estado |

Vitor Constancio, governador do Banco de Portugal, disse durante entrevista coletiva conjunta concedida ao lado de Teixeira dos Santos que, apesar da estatização, o país não atravessa problemas de solvência.

Numa entrevista à TV portuguesa, Teixeira dos Santos comentou que o BPN atravessava problemas de liquidez e suas perdas eram da ordem de 700 milhões de euros. O BPN é o menor banco de varejo de Portugal. Seu patrimônio é estimado em 8 bilhões de euros. O banco possui 200 agências em Portugal e na França. Com a estatização, o governo português espera assegurar aos clientes do banco que "seus depósitos estão seguros", disse o ministro das Finanças. O processo será conduzido por dois interventores do governo, prosseguiu ele.

Recentemente, Portugal aprovou a criação de um fundo de até 20 bilhões de euros para dar liquidez aos bancos do país para ajudá-los a atravessar a crise financeira global. As informações são da Associated Press.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG