Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Portugal anuncia 20 bilhões de euros para ajudar bancos

O governo de Portugal anunciou um pacote de 20 bilhões de euros para ajudar bancos em dificuldade diante da crise financeira global. A fim de reforçar nosso sistema financeiro, o governo decidiu liberar uma garantia inicial para as operações financeiras das instituições de crédito com sede em Portugal, afirmou o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, após uma reunião ministerial que discutiu a situação.

Agência Estado |

Embora tenha classificado o sistema financeiro português como "sólido", o ministro disse que a medida era necessária devido à crise global que secou os empréstimos interbancários e ameaça a economia como um todo. "Nos mercados interbancários nacionais e internacionais, os financiamentos foram fortemente reduzidos", justificou.

Segundo o ministro, a medida tem o objetivo de facilitar o acesso dos bancos à liquidez e criar "condições que os permita financiar a atividade econômica". "Basicamente, a garantia significa que, se uma instituição bancária é incapaz de cumprir seus compromissos, o Estado assume a responsabilidade", explicou Santos.

O anúncio é feito no momento em que líderes europeus se reúnem em Paris em busca de uma solução coordenada de resgate do sistema financeiro antes da reabertura dos mercados amanhã.

A Europa parece decidida a seguir os passos do Reino Unido no sentido de oferecer recursos não apenas para ajudar bancos em crise, mas para garantir empréstimos de curto prazo entre instituições financeiras e dar movimento aos mercados de crédito. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG