São Paulo, 26 - O Porto de Navegantes (Portonave), de Santa Catarina, inaugurou hoje seu terminal frigorífico. O porto investiu R$ 50 milhões na construção do Iceport Terminal Frigorífico de Navegantes, que terá capacidade para movimentar 900 mil toneladas por anos de cargas frigorificadas.

Em comunicado, o porto informou que recebeu hoje sua primeira carga, de 280 toneladas de carne de frango (coxa e sobrecoxa) congelada. O produto, trazido da unidade da Seara, braço da Cargill para o segmento de carnes, em Sidrolândia (MS), será exportada para o Japão.

O empreendimento foi construído em uma área de 50 mil metros quadrados, que pode armazenar até 16 posições de pallets (estrado de madeira, metal ou plástico que é utilizado para movimentação de cargas).

"O terminal possui grande capacidade de armazenagem de aves, suínos e bovinos e atenderá uma parte da demanda de produtos congelados do País", afirma em nota o superintendente, Osmari Castilho. Segundo ele, uma das vantagens do porto é a facilidade de integração entre câmaras e porto, que faz o manuseio e estocagem das mercadorias.

Para atender à nova demanda de trabalho, cerca de 70 colaboradores já foram contratados. Quando a câmara estiver em pleno funcionamento, serão aproximadamente 250 funcionários. O Porto de Navegantes, que fica na margem esquerda do Rio Itajaí-Açú, no município catarinense Navegantes, iniciou as operações em outubro de 2007.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.