Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Por preço, Accord vence Passat

Recém-lançado no Brasil e com tabela de R$ 144.500, o Accord EX V6 é o automóvel mais sofisticado vendido pela Honda em nosso mercado.

Agência Estado |

O Passat 3.2 V6, que parte de R$ 168.820, tem o mesmo papel entre os carros de passeio da Volkswagen.

A diferença de preço entre eles (R$ 23.320) seria suficiente para dar a vitória ao sedã Honda. Porém, o japonês Accord ainda tem peças de reposição e seguro mais baratos. E assim justifica sua posição de vencedor deste comparativo.

Mas o alemão Passat dá mais satisfação ao motorista e tem lista de itens de série maior que a do rival. No entanto, essas boas características do VW não o fazem superar o fato de ser tão mais caro que o Honda.

O Accord aposta no conforto e na eficiência mecânica. Quatro pessoas viajam nele com fartura de espaço. Os passageiros do banco traseiro se sentam em posição mais elevada e acomodam melhor suas pernas. Já o porta-malas desse sedã, com 446 litros (ante 485 l do Passat), é menor e pior de usar.

O motor V6 de 3,5 litros e potência de 278 cv do Honda traz a tecnologia VCM, sigla para gerenciamento variável dos cilindros. O recurso permite ao propulsor funcionar, conforme a demanda, com três, quatro ou seis cilindros. O objetivo é reduzir consumo de combustível e emissões de poluentes.

O Accord também tem suspensão voltada ao conforto, que suaviza os efeitos das irregularidades do piso na cabine. Sua direção é mais pesada em manobras, mas se mantém precisa em velocidade. E o motor esbanja vigor quando exigido. Seu câmbio automático adapta-se ao estilo do motorista, mas não oferece acionamento seqüencial manual, como no VW.

O Passat apela à esportividade. Sua suspensão, independente nas quatro rodas (como a do Honda), tem acerto mais firme e transmite ao volante as características do piso.

Mesmo com peso maior e motor menor - 3.2 de 250 cv -, o Passat tem acelerações vigorosas. É a combinação do torque quase igual ao do rival, disponível em rotação mais baixa, com tração nas quatro rodas e câmbio de seis marchas de dupla embreagem. E a injeção direta dá eficiência ao propulsor alemão.

O Accord é mais acessível que o Passat, mas sua lista de equipamentos de série fica devendo.Fazem falta ao Honda os sensores de estacionamento, itens de série no rival.

Por outro lado, o Accord tem recurso de anulação de ruído, que resulta em muito silêncio a bordo. O Passat é mais ruidoso.

Em cotações de peças de reposição feitas pela reportagem em autorizadas, as do Accord têm preço bem inferior. Os valores das apólices de seguro são próximos, mas a franquia do Passat é muito cara.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG