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Polo vence Punto e C3

Lançado no País em 2003, o Citroën C3 acaba de passar pela primeira reestilização. Seus dois principais rivais, Polo e Punto, também têm novidades na linha 2009.

Agência Estado |

O motor 1.6 do Volkswagen está mais potente e o Fiat ganhou tanque de combustível maior, de 60 litros. Nesse comparativo entre hatches compactos "premium" (mais sofisticados que os modelos de entrada), o Polo levou a melhor, com o Punto em segundo e o C3 na "lanterna".

O Volks 1.6, cuja tabela parte de R$ 42.720, é mais potente que os concorrentes, ambos com motor 1.4. Com álcool, seu propulsor rende 103 cv, superando o Punto em 17 cv e o C3 em 21 cv. O Fiat "suou" para chegar na vice-liderança porque a Citroën tornou seu hatch mais competitivo. Além de ser o mais barato - a versão Exclusive parte de R$ 42.490 -, o "novo" C3 ganhou ajustes na suspensão que o deixaram melhor que o anterior. Pesaram contra ele posição de dirigir e ergonomia ruins. Esses duas características são pontos altos nos concorrentes, especialmente no Punto. O custo de manutenção do Citroën também é maior.

O Punto é o mais caro: a versão ELX sai a R$ 43.850 e tem itens de série equivalentes aos dos rivais. Nesse quesito, destaque para o C3. Os três vêm com ar-condicionado e direção hidráulica, mas só no Citroën há air bags dianteiros. Ele também conta com bom acabamento caprichado, embora pior que o dos rivais.

Uma das vantagens do VW é o câmbio. Com relações curtas e engates precisos, promove dirigibilidade digna de carros de categorias superiores. O Punto também vai bem nesse quesito graças ao volante de ótima empunhadura e a boa calibragem da suspensão.

Em agilidade, o Fiat deixa a desejar. Cada cavalo de seu motor precisa mover 12,6 kg. No C3 a relação peso/potência é de 12,3 kg/cv e no Polo, de 10,7 kg/cv. O torque do Punto só está disponível a 3.500 rpm (a maior rotação entre os três). Vagaroso em arrancadas e retomadas, com ar-condicionado ligado ele tem fôlego semelhante ao de alguns 1.0.

O motor do C3 mostra-se mais disposto que o do Fiat e não "berra" tanto. Mérito do ótimo isolamento acústico do Citroën. O ajuste nas suspensões também deixou o hatch mais macio de dirigir, mas ele não passa a mesma firmeza em curvas que Polo e Punto.

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