Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Polícia Federal prende 10 envolvidos em crime contra a Previdência

PELOTAS - A Polícia Federal de Pelotas (RS) prendeu na madrugada desta quinta-feira 10 pessoas suspeitas de envolvimento em crimes contra a Previdência, entre elas um servidor do INSS. A ação faz parte da Operação Norne, que tem como objetivo combater crimes previdenciários na região. Segundo investigações, o prejuízo ao INSS é de quase meio milhão de reais. Mandados de busca serão cumpridos hoje nas cidades gaúchas de Pelotas, Capão do Leão e Rio Grande.

Redação |

Com o apoio da gerência executiva do INSS local, o Ministério da Previdência Social constatou em 2007 a concessão indevida de diversos benefícios previdenciários na agência de Pelotas, desde 2006, por um de seus servidores. Durante a apuração verificou-se a inserção de dados falsos, entre eles nomes, carteiras de trabalho e endereços nos sistemas da Previdência Social. Devido às inúmeras irregularidades encontradas, a Polícia Federal de Pelotas passou a integrar a força-tarefa buscando identificar uma quadrilha especializada no delito, composta por mais de 10 pessoas.

O grupo criminoso era encabeçado por um servidor público que, após a criação de um benefício e seu depósito nas agências bancárias, com auxílio de terceiros, incluídos nos sistemas como representantes legais, retirava o pagamento mensal e depois o cessava com a inserção da morte do beneficiário. A cada mês eram desviados cerca de R$ 15 mil. As investigações demonstram que por vezes o próprio servidor acompanhava os supostos representantes legais nos saques. Atualmente o desvio se encontrava em quase meio milhão de reais (R$ 423 mil).

Além da prisão dos membros da quadrilha, foram congelados seus bens, os quais irão para leilão, inclusive os de uma empresa de autopeças para onde foi desviada parte dos valores.

Leia mais sobre: Previdência Social


 

Leia tudo sobre: crimefraudeinsspolícia federalprevidênciaprisão

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG