Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Polícia detém 4 pessoas por posse de 24 fontes radioativas na Colômbia

Bogotá, 30 ago (EFE) - As autoridades colombianas detiveram hoje quatro pessoas que expropriaram 24 fontes radioativas em uma grande operação em Bogotá e em Cali (sudoeste), informaram fontes policiais.

EFE |

Um total de 12 fontes radioativas de césio 137 e outras 12 de amerício-berílio, assim como 12 densímetros nucleares, foi confiscado na maior operação de apreensão de materiais radioativos ilegais na Colômbia, segundo as mesmas fontes.

Várias operações de revista, tanto em Bogotá quanto em Cali, permitiram a detenção das quatro pessoas pelo crime de "posse ilícita e tráfico de material radioativo".

A operação foi realizada por agentes da Polícia Judicial e de Investigação (Dijin), treinados pela Organização de Energia Atômica.

A recuperação do material nuclear foi feita após uma investigação coordenada com a Procuradoria Geral.

As fontes explicaram que esses materiais foram apreendidos após a denúncia do Instituto de Geologia e Mineração (Ingeominas, oficial) em diferentes empresas que operavam ilegalmente.

As fontes advertiram de que esses materiais, "por não estarem sob controle, têm um risco muito alto de acidente radiológico e de que possam causar sérias lesões às pessoas que estejam por perto e podem chegar a contaminar uma área considerável".

Além disso, existe um risco muito alto de "que sejam furtados e terminem em mãos de grupos terroristas".

Unidades desta mesma quadrilha roubaram, em maio, 25 quilos de urânio empobrecido e cinco fontes de irídio 132 em Bogotá. EFE rrm/bm/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG