Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Poço do pré-sal inicia produção dia 12, diz Petrobras

A Petrobras deve iniciar na próxima semana a produção do primeiro poço de petróleo abaixo da camada de sal, no Campo de Jubarte, no norte da Bacia de Campos. O primeiro óleo do pré-sal está previsto para sair na terça-feira da semana que vem (dia 12), segundo fontes envolvidas no projeto, e será extraído pela plataforma P-34, já instalada.

Agência Estado |

No início de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar a embarcação, em cerimônia para comemorar o feito.

Jubarte está em produção desde o fim de 2002, mas pesquisas recentes feitas pela Petrobras encontraram uma jazida de petróleo de boa qualidade abaixo da camada de sal. Para agilizar a produção, a companhia decidiu conectar o poço descobridor à P-34, que passou por adaptações para receber óleo leve - o petróleo que está acima do sal em Jubarte é do tipo pesado, que tem menor valor comercial por produzir menos combustíveis considerados nobres, como diesel e querosene de aviação.

A adaptação da P-34, que está em Jubarte desde 2006, já foi concluída e a conexão do poço deve ocorrer nos próximos dias. O início da produção no pré-sal na região vai ajudar a Petrobras a entender o funcionamento dos reservatórios, em um teste para o desenvolvimento dos campos gigantes descobertos na Bacia de Santos - como Tupi, que tem reservas estimadas em até 8 bilhões de barris. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais sobre Petrobras

Leia tudo sobre: petrobras

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG