SÃO PAULO - O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, vai divulgar o novo plano de resgate do setor financeiro norte-americano em um discurso marcado para às 12h do horário da costa leste daquele país (15h no horário de Brasília). De acordo com comunicado do Departamento do Tesouro, Geithner vai explicar como o plano de estabilidade financeira será crucial para garantir uma retomada efetiva e duradoura para a economia.

O governo dos EUA disse que o novo plano vai melhorar "a contabilidade, a supervisão e a transparência de como o dinheiro dos contribuintes norte-americano será gasto".

Além de detalhar como será aplicada a segunda metade do plano de US$ 700 bilhões aprovado ainda no governo Bush, o secretário do Tesouro deve divulgar um novo programa para resgatar os bancos, que ainda estão carregados com ativos tóxicos.

A expectativa dos agentes é de que o plano inclua a criação de algo no formato de um "bad bank", instituição governamental que assumiria os ativos podres que estão no balanço das instituições financeiras privadas. De acordo com outros analistas, se o governo optar por não comprar esses papéis, ele pode oferecer garantia para perdas com tais instrumentos. Além disso, uma nova rodada de capitalização dos principais bancos dos EUA também não está descartada.

(Valor Online, com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.