Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Plano de ajuda à Grécia não está pronto, dizem europeus

O Ministério de Finanças alemão e a Comissão Europeia negaram ontem que a União Europeia (UE) tenha concluído um plano para salvar a Grécia das dívidas, e disseram não ter conhecimento de nenhum acordo até agora entre os membros da zona do euro. As declarações desmentem uma reportagem do jornal britânico The Guardian antecipando que a UE havia chegado a um acordo para resgatar a Grécia.

Agência Estado |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=economia%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237561724032&_c_=MiGComponente_C

O jornal citou um alto funcionário da Comissão Europeia. Ele teria dito que os 16 membros da zona do euro haviam acertado "contribuições bilaterais coordenadas" na forma de empréstimos ou garantia de empréstimos para a Grécia, caso Atenas não consiga refinanciar suas dívidas e peça ajuda ao bloco.

Indagado sobre se a UE havia chegado a um acordo, o porta-voz da Comissão Europeia, Jonathan Todd disse: "A Comissão está pronta para agir se necessário." Mas negou o plano. "Os trabalhos técnicos continuam e não estão finalizados. Todo o resto é especulação."

Um porta-voz do Ministério de Finanças alemão também não confirmou a reportagem do The Guardian. "Não estamos cientes do que esse é o plano", disse, acrescentando que a Grécia ainda não solicitou a ajuda. "A Grécia está implementando o seu programa e espero que (o governo) lide com o problema sozinho." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais sobre Grécia

Leia tudo sobre: crisegréciaunião europeia

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG