Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

PIB japonês pôde ter se contraído mais de 10% entre outubro e dezembro

Tóquio, 15 fev (EFE).- Analistas japoneses estimam que a contração do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão no último trimestre de 2008, que será divulgado nesta segunda-feira pelo Governo, será superior a 10% em termos anualizados.

EFE |

Uma pesquisa realizada entre 26 de janeiro e 2 de fevereiro entre 35 economistas de diferentes instituições privadas do país concluiu que o PIB poderia ter se contraído 10,59%, segundo informa "The Nikkei Weekly".

Existe um consenso generalizado entre os analistas japoneses que a segunda maior economia do mundo aprofundou sua recessão no último trimestre de 2008, devido à crise econômica e à forte queda das exportações.

O Japão está em recessão desde 2008 pois já encadeou dois trimestres consecutivos de crescimento negativo de seu Produto Interno Bruto, que foi de 3% entre abril e junho e de 0,4% entre julho e setembro.

Segundo a pesquisa, a recuperação da economia japonesa só chegará no último trimestre de 2009, quando os analistas consultados estimam que crescerá 0,97% após seis trimestres consecutivos de contração.

Concretamente, estimaram uma queda de 5,33% para o primeiro trimestre de 2009, de 0,99% entre abril e junho e de um moderado 0,10% entre julho e setembro deste ano.

Em relação ao ano fiscal 2008, que acaba em março, a pesquisa prevê uma queda de 2,22% no PIB japonês. EFE clb/ma

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG