Na revisão anterior, alta havia sido de 5,9%. No acumulado do ano, economia norte-americana caiu 2,4%

A economia dos Estados Unidos encerrou o quarto trimestre de 2009 com crescimento anual de 5,6%, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Departamento de Comércio norte-americano. Apesar da alta nos últimos três meses, no acumulado do ano, o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 2,4%.

Os números de hoje correspondem à divulgação final do Produto Interno Bruto (PIB) do país, que passa por outras duas prévias. Na divulgação anterior, feita no mês passado, o crescimento trimestral havia sido de 5,9%. No terceiro trimestre, a economia dos EUA havia crescido 2,2%.

O resultado divulgado hoje veio abaixo da expectativa do mercado, que esperava a confirmação de expansão de 5,9% do PIB americano no último trimestre do ano.

No ano

A queda de 2,4% no acumulado de 2009 foi provocada, segundo o Departamento de Comércio, por contribuições negativas dos investimentos não residenciais, das exportações, do investimento privado e dos gastos pessoais com consumo.

Em comunicado, o Departamento do Comércio disse que a alta dos gastos do gonverno compensou "parcialmente" as perdas com os outros indicadores.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.