Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

PIB dos EUA encolhe 3,8% no quarto trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos teve uam retração de 3,8% no quarto trimestre de 2008, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira pelo Departamento de Comércio. Este é o maior recuo desde 1982.

Redação com agências |

O dado foi melhor do que o esperado pelo mercado, que apostava em um recuo de 5% a 5,5%.

No ano, os Estados Unidos registraram crescimento de 1,3%, depois de ter avançado 2% em 2007. Este é seu índice de crescimento mais fraco desde 2001, quando registrou alta de 0,8%.
 

No terceiro trimestre do ano passado, a economia norte-americana já tinha apresentado um recuo de 0,5%. O dado de hoje indica que a maior economia do mundo entrou em recessão.

A queda consecutiva por dois trimestres é a primeira desde que o PIB caiu 3% no quarto trimestre de 1990 e 2% no primeiro trimestre de 1991.

O relatório do Departamento de Comércio com a primeira leitura do PIB dos EUA no quatro trimestre de 2008 mostrou que o consumo, que corresponde a dois terços da atividade econômica dos EUA, caiu 3,5% no período, ante declínio de 3,8% no terceiro trimestre.

Essas também são as primeiras quedas seguidas do consumo, desde os declínios no quatro trimestre de 1990 e no primeiro de 1991.

Os gastos com bens duráveis, como carros e móveis, tombaram 22,4%, a queda mais acentuada desde o primeiro trimestre de 1987.

Em resposta à redução da demanda, os investimentos empresariais afundaram 19,1%, o recuo mais acentuado desde o primeiro trimestre de 1975. Os investimentos residenciais despencaram 23,6%.

O forte declínio econômico está reduzindo as pressões inflacionárias, com o índice de preços dos gastos com consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) despencando 5,5%, um recorde, após ter avançado 5% no terceiro trimestre.

(Com informações da EFE, Reuters e AFP)

Leia também:

Leia tudo sobre: recessão

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG