Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Pib dos EUA deve cair 2,6% no 4º trimestre, diz estudo

EUA - O Produto Interno Bruto dos Estados Unidos deverá cair 2,6% no quarto trimestre, em ritmo anual, aumentando apenas 0,7% no conjunto de 2009, segundo pesquisa de economistas da National Association for Business Economics (Nabe) publicado nesta segunda-feira. Os 50 profissionais que participaram do estudo estimam, em média, que o PIB americano deverá baixar até 1,3% no primeiro trimestre de 2009.

AFP |

Depois da queda do PIB de 0,3% em ritmo anual no terceiro trimestre (segundo a primeira estimativa do departamento de Comércio) isso marcaria uma diminuição da produção do país no terceiro trimestre consecutivo, fato que não acontece desde 1975.

O estudo prevê um retorno ao crescimento (de 0,5%) no segundo trimestre de 2009. Já o Federal Reserve da Filadélfia publicou um informe assinalando que os economistas ouvidos "pensam que a recessão começou em abril de 2008, devendo durar 14 meses", até o final do primeiro semestre de 2009.

Segundo o estudo, mais de dois terços dos especialistas ouvidos indicaram que levaram em consideração em suas previsões a adoção do novo plano de reativação orçamentária, de acordo com o prometido pelo presidente eleito Barack Obama, que assume no dia 20 de janeiro.

O montante desse plano é estimado em 211 bilhões de dólares, acrescenta o estudo, destacando que seu efeito deverá fazer-se sentir sobre o PIB a partir do primeiro trimestre de 2009.

Leia tudo sobre: economia dos eua

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG