Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

PIB do Ceará liderou crescimento estadual em 2006, com alta de 8%

RIO - O Ceará registrou o maior crescimento do PIB no país em 2006. A economia do estado nordestino movimentou R$ 46,31 bilhões no período, um crescimento de 8% sobre 2005, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Valor Online |

Em 2006, o PIB do Ceará representou 2% da economia brasileira, puxado pelos bons resultados do comércio e da agropecuária. O desempenho segue o comportamento do Nordeste, onde todos os estados, com exceção da Bahia, ficaram acima da média nacional, de 4%.

São Paulo, maior estado da federação, também teve crescimento de 4%.

O mal resultado obtido pela Bahia, cujo PIB avançou apenas 2,7% em 2006, foi explicado em grande parte pelo mal desempenho do setor de refino de petróleo naquele ano.

"Entre os estados que tiveram o maior crescimento do PIB, a maioria ficou realmente no Nordeste", frisou Frederico Cunha, gerente de contas regionais do IBGE, que apresentou hoje os dados dos PIBs estaduais entre 2002 e 2006.

Segundo ele, o comércio no Nordeste também foi beneficiado pelo aumento da renda e pelas transferências do bolsa-família.

"O que se percebeu foi um crescimento do comércio na região. O emprego e a transferência de renda fizeram com que houvesse um dinamismo forte nessa atividade", acrescentou Cunha.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG