Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

PIB de Taiwan cai 8,36% e país entra em recessão

SÃO PAULO - O Produto Interno Bruto (PIB) de Taiwan registrou recuo de 8,36% no quarto trimestre de 2008, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Este foi o segundo trimestre consecutivo em que se registra queda no PIB do país, o que configura que Taiwan tecnicamente entrou em recessão.

Valor Online |

Os dados foram divulgados hoje pela Agência de Estatísticas do governo e mostram que, no terceiro trimestre, a economia de Taiwan já tinha se retraído 1,05%, na mesma base de comparação.

Em todo o ano de 2008, a economia do tigre asiático teve expansão de apenas 0,12%, o pior resultado anual desde 2001, quando o PIB havia diminuído 2,17%.

Diante desses dados, o governo cortou as projeções de crescimento do PIB de Taiwan para 2009, de expansão de 2,12%, para retração de 2,97%
O banco central do país também resolveu responder à desaceleração econômica e realizou um novo corte de juro, a sétima medida de afrouxamento monetário desde setembro do ano passado. A taxa cobrada dos bancos em operações de redesconto passou de 1,5% para 1,25% ao ano.

(Vanessa Dezem | Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG