Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

PIB da zona do euro encolhe 0,2% no 2º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) dos 15 países europeus que compartilham o euro (zona do euro) registrou contração de 0,2% no segundo trimestre deste ano, ante o trimestre anterior, pressionado pelos impactos da crise mundial do crédito, de acordo com a agência de estatísticas da União Européia (UE), a Eurostat. Porém, em comparação com o mesmo período de 2007, houve crescimento de 1,4%.

Agência Estado |

Os dados estão alinhados às estimativas de economistas e da própria agência e não devem influenciar a decisão sobre a taxa básica de juros do Banco Central Europeu (BCE), atualmente em 4% ao ano, que já esperava este resultado.

No primeiro trimestre deste ano, o PIB cresceu 0,7% em relação ao quarto trimestre do ano passado e expandiu 2,1% em comparação ao primeiro trimestre de 2007.

Os dados divulgados pela Eurostat também apontam que a Alemanha e a França, principais economias da zona do euro, sofreram os efeitos da crise de aperto no crédito, da valorização do euro e do aumento nos preços do petróleo. Na Alemanha, o PIB contraiu 0,5% em comparação ao primeiro trimestre, enquanto na França a queda foi de 0,3%.

O desempenho da zona do euro no segundo trimestre deste ano foi consideravelmente mais fraco do que o dos Estados Unidos, onde o PIB subiu 0,7% no mesmo período, mas foi superior ao do Japão, onde o PIB diminuiu 0,7%. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG