Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

PIB da zona do euro deve cair 1,9% em 2009, diz Comissão Européia

SÃO PAULO - A Comissão Européia revisou suas projeções para a zona do euro e anunciou nesta segunda-feira que a economia da região deverá sofrer uma retração de 1,9% neste ano. Em novembro, a expectativa da Comissão Européia era de um crescimento de 0,1%.

Valor Online |

Se a projeção se confirmar, esta será a primeira vez que o grupo de 16 países que adotam o euro apresentará queda anual no Produto Interno Bruto (PIB), desde quando a moeda foi introduzida, uma década atrás.

A entidade mostrou também que a economia destes países enfrentou uma contração forte já no último trimestre de 2008, com queda de 1,5%, depois de ter registrado diminuição do PIB de 0,2% nos dois trimestres anteriores.

Segundo as estimativas da Comissão Européia, a economia da região do euro ainda continuará a se contrair nos dois primeiros trimestres deste ano e haverá uma recuperação somente em 2010, com uma expansão de 0,4%.

Neste ano, a maior contração econômica se verificará na Irlanda, com 5% de queda do PIB. A Alemanha e a Espanha também serão abaladas pela crise financeira mundial, com retração de 2,3% e 2% respectivamente.

Holanda e Itália também devem ter retração de 2%, enquanto o PIB da França deve cair 1,8% e o do Reino Unido, 2,8%.

Para os 27 países da União Européia, a queda será de 1,8% neste ano, de acordo com as projeções da entidade.

(Vanessa Dezem | Valor Online com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG