O Produto Interno Bruto (PIB) combinado dos 30 membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) - o Brasil não faz parte do grupo - cresceu 0,2% no segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro e expandiu 1,9% ante igual período do ano passado. Segundo a organização, a expansão na comparação trimestral foi a menor desde o terceiro trimestre de 2001, enquanto a taxa de crescimento em base anual foi a menor desde o segundo trimestre de 2003.

Segundo a OCDE, no crescimento de 1,9% em base anual, os EUA contribuíram com 0,6 ponto porcentual, a zona do euro (15 países europeus que compartilham a moeda) ajudou com 0,4 ponto porcentual e o Japão, com apenas 0,1 ponto porcentual.

G-7

Já o crescimento nas nações do Grupo dos sete países mais industrializados (G-7) foi mais lento, sendo que o PIB combinado desta nações cresceu apenas 0,1% no segundo trimestre deste ano. A economia dos Estados Unidos foi a que teve o melhor desempenho do G-7, com expansão de 0,5%. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.