A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou, nesta quinta-feira, que o Produto Interno Bruto (PIB) total dos 30 países industrializados que integram o grupo - o Brasil não faz parte - recuou 0,1% no terceiro trimestre deste ano em comparação ao trimestre anterior, o que representa a primeira contração em sete anos. Na comparação ante o terceiro trimestre de 2007, a economia do bloco avançou 0,9%.

Entre os países membros da OCDE que integram o G-7 (grupo dos sete países industrializados do mundo), o PIB combinado recuou 0,2% no período entre julho e setembro deste ano. A França foi o único país do G-7 que registrou crescimento na economia, de 0,1%.

Alemanha, Itália e Reino Unido lideraram as perdas, apresentando declínio de 0,5% cada no período. Tanto no Japão quanto nos Estados Unidos, o PIB teve contração de 0,1%. Não há estimativa oficial para o crescimento econômico no Canadá.

A OCDE revisou o crescimento do PIB dos países do grupo no segundo trimestre deste ano para um aumento de 0,1% em comparação ao trimestre anterior e de 1,8% ante o segundo trimestre de 2007.

Na projeção anterior para o período, a OCDE havia estimado crescimento de 0,2% no PIB ante o primeiro trimestre e de 1,9% em relação ao segundo trimestre do ano passado. As informações são da Dow Jones.

Leia mais sobre PIB da OCDE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.