Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

PIB da OCDE cai 0,1% no terceiro trimestre

Paris, 20 nov (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) caiu 0,1% no terceiro trimestre em seu conjunto, o que não ocorria há sete anos.

EFE |

A queda foi particularmente grande na Alemanha e na Itália (0,5%), países nos quais o PIB já havia retrocedido 0,4% no segundo trimestre, informou hoje a OCDE em comunicado no qual são reveladas apenas as informações dos membros do G7 (os sete países mais desenvolvidos do mundo).

O PIB também diminuiu 0,5% no Reino Unido entre julho e setembro, mas, neste caso, ainda não se pode falar de recessão em termos técnicos (dois trimestres consecutivos de redução), pois no segundo trimestre a economia britânica permanecerá estagnada.

A França foi o único dos membros do G7 que se livrou de uma diminuição do PIB no terceiro trimestre (aumento de 0,1%), algo que não ocorreu nos três meses anteriores (queda de 0,4%).

Por outro lado, a economia dos Estados Unidos retrocedeu 0,1% no terceiro trimestre, após subir 0,7% no segundo.

Já a japonesa pode ser considerada em recessão, pois sofreu duas contrações consecutivas, de 0,9% e 0,1%, respectivamente.

A União Européia (UE) em seu conjunto diminuiu sua produção em 0,2% no terceiro trimestre, após a estagnação no segundo, e, no caso da zona do euro, o PIB caiu 0,2% em cada um destes trimestres.

O crescimento entre julho e setembro em comparação ao mesmo período de 2007 foi de 0,9% no conjunto da OCDE.

A evolução anualizada foi negativa na Itália (0,9%), nula no Japão (0%), um pouco positiva no Reino Unido (0,3%) e um pouco melhor na França (0,6%), nos Estados Unidos (0,8%) e na Alemanha (0,8%).

A progressão se limitou a 0,8% na UE e a 0,7% na zona do euro.

Segundo o avanço de suas perspectivas semestrais apresentado pela OCDE na semana passada, o PIB desta região afundará 1,4% no quarto trimestre e a tendência continuará no primeiro semestre de 2009. EFE ac/fh/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG