Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

PIB da Coreia do Sul tem menor crescimento em 10 anos

Seul, 22 jan (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) da Coreia do Sul cresceu em 2008 2,5%, em contraste com os 5% do ano anterior, e registrou o pior resultado desde 1998, quando teve queda de 6,9%.

EFE |

O banco central da Coreia do Sul informou hoje que, no último trimestre do ano, a economia sofreu uma queda de 5,6% frente aos três meses anteriores, no que foi também o maior retrocesso desde 1998.

O PIB sul-coreano teve contração de 3,4% entre outubro e dezembro de 2008 se comparado com o mesmo trimestre do ano anterior.

No último trimestre, o resultado foi muito inferior ao previsto, o que o banco central sul-coreano atribuiu a uma piora das exportações e à queda na demanda interna.

As exportações, que representam 60% do PIB sul-coreano, caíram 11,9% entre outubro e dezembro de 2008 frente ao mesmo trimestre anterior, o pior resultado desde 1979.

Na última segunda-feira, o presidente sul-coreano designou um novo ministro das Finanças e outros nomes para a equipe econômica em uma tentativa de melhorar o desempenho da economia do país, uma das mais abaladas pelos efeitos da crise.

Para este ano, está previsto um crescimento de cerca de 2%, embora o diretor-geral do departamento estatístico do banco central, Choi Chun-sin, assegure que existem altas possibilidades de que em 2009 não se alcance esse objetivo. EFE ce/rr

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG