Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

PIB da Alemanha cresce 1,3% em 2008, menor avanço em três anos

SÃO PAULO - O Produto Interno Bruto da Alemanha cresceu 1,3% em 2008, na comparação com o ano anterior. O resultado foi menor do que o registrado em 2007, quando a economia do país tinha avançado 2,5% e do de 2006, quando o PIB cresceu 3%.

Valor Online |

Os dados são preliminares e foram divulgados nesta quarta-feira pela agência nacional de estatísticas do país, a Destatis. A pesquisa mostra que o PIB de 2008 foi impulsionado principalmente pela demanda interna da Alemanha.

A formação bruta de capital fixo - indicativo de investimentos - de máquinas e equipamentos cresceu 5,3% (em 2007 o crescimento foi de 6,9%), e de construção cresceu 2,7%.

O consumo do governo alemão apresentou um aumento de 2,2% em 2008, com ajuste de preços, enquanto o gasto final com o mercado imobiliário permaneceu estável
A principal fonte de pressão para o arrefecimento do avanço do PIB do país foi a balança comercial que contribuiu com 0,3 pontos percentuais negativos no PIB. A exportações cresceram somente 3,9% no período, sendo que em 2007, a alta foi de 7,5%. Ao mesmo tempo, as importações mostraram um crescimento (no valor ajustado) de 5,2%, acima dos 5% registrados no ano anterior.

(Vanessa Dezem | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG