Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

PF desarticula esquema de fraudes no comércio exterior

SÃO PAULO - A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram hoje em oito estados a Operação Vulcano, que descobriu um grande esquema de lesão ao fisco federal e estadual em operações de comércio exterior, com dano estimado em R$ 600 milhões para os cofres públicos. Estão sendo cumpridos cerca de 220 mandados de busca e apreensão e cem, de prisão.

Valor Online |

Segundo informe da PF, uma das fraudes consistia em desviar para o mercado interno produtos, como pneus e insumos para cerveja, que tinham o exterior como destino original. Dessa forma, os fraudadores recebiam os benefícios fiscais inerentes ao processo de exportação.

Outro esquema colocava mercadorias chinesas e coreanas no Brasil, especialmente têxteis e alimentícios, como se fossem oriundas da Bolívia, beneficiando-se, assim, das taxas aplicadas aos países membros do Mercosul.

Ainda de acordo com a PF, entre os delitos cometidos estão crime contra a ordem tributária, facilitação de contrabando e descaminho, corrupção ativa e passiva, inserção de dados falsos em sistema de informações, falsidade ideológica, formação de quadrilha, crime contra o sistema financeiro nacional, lavagem de dinheiro, entre outros.

A operação ocorre nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG