Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Peugeot prevê mais perdas após prejuízo de 343 mi de euros em 2008

SÃO PAULO - A PSA Peugeot Citroen apresentou prejuízo líquido de 343 milhões de euros em 2008. Um ano antes, havia tido lucro líquido de 885 milhões de euros.

Valor Online |

As vendas declinaram 7,4%, para 54,356 bilhões de euros.

A fabricante francesa de veículos espera continuar perdendo dinheiro neste ano enquanto lida com um "recuo sem precedentes" nas vendas de veículos em meio à crise atual. Avisou que mantém seus esforços para diminuir os estoques de carros não comercializados e de redução de custos.

"O ano de 2008 foi altamente contrastante, variando significativamente do primeiro semestre para o segundo", observou a Peugeot em nota. Nos primeiros seis meses do calendário, houve fortes melhorias tanto nas vendas globais como na margem operacional. Na segunda metade do ano, houve o colapso do mercado automobilístico internacional, observou a empresa, e o subsequente aumento nos estoques.

Diante desse cenário, a Peugeot reduziu sua produção no quarto trimestre e deu prioridade ao enxugamento do estoque na rede de concessionárias. "Essas duas ações tiveram efeito negativo na rentabilidade do grupo", comentou a montadora em nota.

O executivo-chefe da Peugeot, Christian Streiff, avisou que os seis primeiros meses de 2009 devem ser particularmente difíceis, mas ressalvou que a empresa deve voltar ao lucro em 2010.

Neste exercício, a fabricante tem a expectativa de cortar 11 mil empregos após enxugar sua equipe em mais de 10 mil nos dois anos anteriores.

As informações são da própria Peugeot e agências internacionais.

(Juliana Cardoso | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG