Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Petróleo sobe com AIE e cessar-fogo na Nigéria

Os contratos futuros do petróleo, negociados no mercado internacional, operam em alta hoje, sustentados pela revisão em alta da projeção de demanda global pela matéria-prima (commodity) em 2008 feita pela Agência Internacional de Energia (AIE). A commodity também avanço diante do anúncio de suspensão do cessar-fogo unilateral feito por um grupo rebelde no delta do Níger, na região da Nigéria, onde estão uma grande parte das companhias estrangeiras de petróleo.

Agência Estado |

Porém, os ganhos não são relevantes, com analistas apontando para o fato de a AIE ter destacado que em 2008 e 2009 a demanda por petróleo ficará abaixo da tendência. "Em 2008 e 2009, a demanda global estará significativamente abaixo da tendência, mas o consumo fora da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) - que reúne 30 países, que produzem mais da metade de toda a riqueza do mundo; o Brasil não faz parte da organização - ainda deve permanecer excepcional", disse Lawrence Eagles, editor do relatório mensal de petróleo da AIE. Para 2008, a agência aumentou em 90 mil barris por dia sua projeção para a demanda, devido ao maior consumo dos mercados emergentes.

Na Nigéria, o grupo militante mais proeminente da região rica em petróleo, o delta do Níger, anunciou a suspensão de um cessar-fogo declarado há duas semanas e ameaçaram as instalações de companhias britânicas na região.

Às 8h38 (de Brasília), o contrato futuro do petróleo tipo WTI com vencimento em agosto subia 0,39% para US$ 136,58 o barril, na sessão eletrônica da Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex, na sigla em inglês). Em Londres, na Bolsa Intercontinental (ICE), o contrato futuro do petróleo tipo Brent avançava 0,45% para US$ 137,20 o barril. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG