NOVA YORK (Reuters) - Os futuros do petróleo bruto negociados nos Estados Unidos tiveram valorização nos últimos minutos do pregão de sexta-feira e terminaram em alta de quase 3 por cento com a cobertura de posições vendidas antes do final de semana. Os preços estavam em baixa mais cedo com as preocupações com a demanda, devido ao enfraquecimento da economia.

Os futuros do óleo de aquecimento e da gasolina também protagonizaram ralis antes do fechamento.

"O petróleo foi arrastado para cima com o mercado de ações e possivelmente pela cobertura de posições vendidas", disse Rob Kurzatkowski, analista de futuros com a optionsXpress.

"Com a Opep fazendo comentários mais fortes nessa semana sobre um possível aperto da produção, os investidores podem estar receosos em voltar para casa para o final de semana vendidos", acrescentou.

Na Nymex, o contrato dezembro subiu 1,85 dólar, ou 2,8 por cento, para fechar a 67,81 dólares por barril, após ter sido negociado entre 63,12 e 65,77 dólares.

Em Londres, o contrato dezembro do petróleo Brent fechou em alta de 1,61 dólar, ou 2,53 por cento, a 65,32 o barril, sendo negociado entre 60,62 e 66,47 dólares.

(Reportagem de Gene Ramos e Robert Gibbons)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.