Tamanho do texto

NOVA YORK (Reuters) - Os futuros do petróleo bruto negociados em Nova York fecharam abaixo de 44 dólares nesta quinta-feira, atingindo o menor nível em quatro anos devido a preocupações com a demanda em uma economia em recessão. Os dados baixistas de armazenamento de gás natural ajudaram a puxar os futuros de energia para baixo.

"Os números do gás natural estão arrastando os outros futuros de energia para baixo novamente. Não é preciso muito hoje em dia", disse Tom Bentz, analista da BNP Paribas Commodity Futures Inc.

"O mercado de petróleo está em cima de uma onda de preocupação com a demanda fraca que criou vida própria, independente de qualquer outra estatística real", disse Tim Evans, analista da Citi Futures Perspective.

Na Nymex, o contrato janeiro recuou 3,12, ou 6,67 por cento, firmando em 43,67 dólares, o menor valor desde 5 de janeiro de 2005, quando os preços fecharam em 43,39 dólares.

Em Londres, o contrato janeiro do petróleo Brent caiu 3,16 dólares, ou 6,95 por cento, a 42,28 dólares o barril, menor valor desde o fechamento de 5 de janeiro de 2005, que foi de 40,51 dólares.

(Reportagem de Gene Ramos e Robert Gibbons)