Os preços do petróleo terminaram praticamente estáveis nesta sexta-feira, em um mercado que se questiona sobre as conseqüências de Gustav, que alcançou a categoria de furacão antes de atravessar o golfo do México, região que representa um quarto da produção americana dessa commodity.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril "light sweet crude", para entrega em outubro, fechou em 115,46 dólares, uma queda de 13 centavos em relação ao fechamento de ontem.

No Intercontinental Exchange (ICE) de Londres, o barril de Brent do Mar do Norte, para entrega em outubro, perdeu 12 centavos, terminando em 114,05 dólares.

"A aproximação do Gustav continua sendo a principal preocupação do mercado", avaliou Mike Fitzpatrick, da MF Global.

Depois de República Dominicana, Haiti e Jamaica, Gustav deve tocar, agora, o oeste de Cuba e penetrar no golfo do México, antes de alcançar a costa de Louisiana e Texas na noite de segunda para terça-feira, de acordo com as previsões dos serviços meteorológicos americanos.

Gerando ventos de até 110 km/h, Gustav alcançou a categoria de furacão e pode se transformar em "um furacão maior antes de chegar a Cuba", informou o boletim de 19h30 GMT (16h30 de Brasília) do Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês).

"É claro que os investidores estarão muito preocupados neste fim de semana", acrescentou Fitzpatrick.

Várias petroleiras evacuaram seu pessoal de plataforma no golfo do México, onde 26% do cru americano é produzido. As atividades de exploração foram interrompidas.

Apesar de toda essa expectativa e das dúvidas do mercado sobre o impacto do furacão em longo prazo, os preços variaram apenas levemente. Segundo os analistas, as empresas estão mais bem preparadas hoje do que no passado para enfrentar esse tipo de catástrofe.

De qualquer maneira, o Departamento americano de Energia disse à AFP que está disposto a recorrer às suas reservas estratégicas no caso de uma interrupção importante da produção.

O surpreendente anúncio da escolha da governadora do Alasca, Sarah Palin, como vice do candidato republicano à presidência, John McCain, não teve um impacto imediato sobre o mercado. Palin é clara defensora da retomada da exploração de petróleo no norte de seu estado.

gmo/tt/sd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.