Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Petróleo fecha estável em NY, a US$ 93,88

Os preços do petróleo fizeram uma pausa, nesta sexta-feira, sustentados pela aprovação do plano de resgate bancário no Senado americano, após uma semana marcada por fortes baixas.

AFP |

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril "light sweet crude" para entrega em novembro terminou em 93,88 dólares, uma queda de 9 centavos em relação ao fechamento de quinta-feira. Em uma semana, acumulou perda de 13 dólares.

Em Londres, o Brent do mar do Norte, também para entrega em novembro, caiu 31 centavos, a 90,25 dólares.

"Não houve muito movimento, apesar da votação do Congresso, porque o mercado continua preocupado com as perspectivas da demanda de petróleo", observou Bart Melek, da BMO Capital Markets.

Em uma votação muito esperada e amplamente antecipada, a Câmara de Representantes aprovou, em definitivo, por 263 votos contra 171, o amplo plano de resgate bancário proposto pelo Departamento do Tesouro, cuja primeira versão havia sido rejeitada na segunda-feira. A nova proposta já havia sido aprovada pelo Senado na quarta-feira.

O projeto foi imediatamente promulgado pelo presidente George W. Bush.

A incerteza sobre a sorte do projeto havia afetado as cotações do cru durante toda a semana, diante do medo dos investidores de que, se o plano não fosse aprovado, a crise financeira afundaria a economia em uma grave recessão, afetando a demanda de energia.

Com o plano aprovado, "a desaceleração da economia mundial começou, ou vai começar, em pouco tempo", avaliou Mike Fitzpatrick, da MF Global.

gmo/tt

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG